domingo, 23 de fevereiro de 2014

A história do Origami


A palavra origami significa dobrar (oru) papel (kami).

O origami é conhecido como a arte secular japonesa, que consiste em dobrar o papel criando representações de figuras de vários tipos como, por exemplo: aninais, insetos, flores. Essa técnica utiliza apenas dobras geométricas, eliminado o uso de cola e tesoura para fazer as figuras. O que para nós professoras, se torna uma ótima oportunidade para trabalhar o tema com as crianças menores.

Segundo o site www.viucomosefaz.com.br, o origami é praticado no Japão desde o Período Edo (1603-1897) e eram usados papeis coloridos e com estampas diversas, geralmente uma folha quadrada de papel. Existe uma crença no Japão que aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, “garça”) teria um desejo realizado.

O modo de fazer os origamis era transmitido oralmente de geração em geração e com o tempo acabou se tornando uma herança cultural japonesa. Hoje em dia além dos vários livros sobre Origami, também temos como encontrar as instruções na internet, há muitos vídeos e fotos mostrando como executar as famosas dobras geométricas. Que por sinal são belíssimas.


Separamos algumas fotos para vocês!


Dani Pereira, Esther Freitas e Gabi Campos.








Fotos retiradas do site :http://commons.wikimedia.org/  e http://tsuruhaus.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário